E estreando meu primeiro post, quero falar sobre algo que persegue todo bom entendedor de sistemas - CPU, memória RAM e desempenho - e para tirar como exemplo, nada melhor do que uma prova viva do meu amado (exceto quando quero tacá-lo na parede) XU!
Para começar, minhas configurações atuais:
- À esquerda, o controle do uso de RAM feito pelo celular. Antes de mais nada, em qualquer site que pesquisarmos, veremos lá escrito mais ou menos assim: Memória RAM: 512mb. Mas, se somarmos os 341mb usados mais os
(humildes)40mb livres, não chega nem a 400mb. Parece que fomos lesados em mais de 100mb de RAM (que faz uma falta...), certo? Na verdade, não. O que acontece é que, assim como a memória interna, é reservado um espaço da RAM já própria pro sistema. Ou seja, dos 512mb de RAM, 140mb é usado pelo smart para carregar arquivos, kernel, sistema etc. Em conjunto, trabalha a memória cache do aparelho, usada pelos aplicativos em segundo plano, configurações pré-definidas e outros; - Ao meio, minhas configurações da CPU pra não me deixar passar mais raiva (depois de vários testes pelo melhor "esquema" de Governor e I/O scheduler). Depois de muita dor de cabeça, de muitos apps em segundo plano sendo fechados sozinhos, meu XU finalmente está me agradando!
- No lado direito, minhas configurações básicas. Inicialmente ele vem com Android Gingerbread (2.3), e depois de passar por várias versões estáveis mas muito problemáticas do Ice Cream Sandwich (4.0) (ou até o inverso no caso de uma Jelly Bean (4.2.2) que testei¹), agora uso uma JB 4.1 não tão estável, mas boa em desempenho e resposta dos aplicativos.
Bom, ter uma boa relação entre usuário x celular é uma coisa ótima, porém difícil de se ter em celular de baixo custo (os famosos smarts "custo x benefício"). Pessoas que procuram um smartphone para uso básico não enfrentam muitos problemas. É engraçado quando elas compram um celular com ótimas configurações, ótimo desempenho, paga uma nota alta...para usar o facebook. Nada contra
Brincadeiras a parte, para quem consegue sobreviver com 340mb de RAM, R$800 num smart está razoavelmente bom
Encerrando o post, para deixar como dica aos "descontrolador por limpeza de RAM" (os usuários que de minuto em minuto, usam certo programa para limpar os apps da memória para aproveitar o desempenho) só quero dizer que não adianta (e nem deve-se) fazer o uso contínuo desses programas, pois assim como foi descrito antes, os aplicativos ficam armazenados na memória e isto acontece para serem abertos mais rápidos e com menos travamentos do sistema possível. Ou seja, se você limpar os dados dele da memória, toda hora que abrí-lo ele vai demorar para carregar, pois o sistema vai ler os dados como se fosse a primeira vez que você o abriu. O ganho de RAM quando você limpa o sistema é momentâneo, pois o sistema está a toda hora lendo os dados dos aplicativos.
É isso pessoal, espero que tenham gostado do meu primeiro post e, se ficou algo em aberto, comentem que eu procuro esclarecer. Se tiverem dicas de post, comentem que a gente modera para atender.
Não se esqueçam de se inscreverem no RSS (aqui)!
Equipe DKBr
¹(post sobre isso em breve)








0 comentários:
Postar um comentário